Alambik

Os óleos essenciais devem ser usados de forma cuidadosa e responsável

Os óleos essenciais poderão proporcionar-lhe bem-estar e melhorias em condições de saúde, sempre que forem administrados da forma correta e na proporção adequada, com aconselhamento de um profissional especialista certificado.

No entanto, quando não se verificarem tais condições, poderão originar efeitos contrários ao desejado. Deixamos as seguintes recomendações gerais e precauções:

. Não ingira nem use óleos essenciais puros diretamente sobre a pele (salvo algumas excepções), membranas nem mucosas.

. Podem produzir dermatites de contacto.

. Devem ser sempre diluídos em óleos base (ex: óleo de amêndoas doces), cremes, ou água, de acordo com a concentração recomendada.

. Antes de utilizar um óleo essencial deverá testar possíveis reacções alérgicas deitando uma gota dessa mistura na parte de dentro do antebraço e esperar algumas horas.

. Deve consultar um terapeuta habilitado antes de começar qualquer tratamento. Os princípios ativos dos óleos essenciais podem interferir no efeito de outros medicamentos, até mesmo em tratamentos homeopáticos. É aconselhável informar-se bem antes de os utilizar.

. Os óleos essenciais são altamente tóxicos, não ultrapassar a concentração recomendada. Os sintomas mais agudos de intoxicação ou rejeição a um óleo essencial são: dor de cabeça, náuseas, vómitos, sonolência, reação alérgica tanto respiratória como a nível da derme.

. Manter fora do alcance de crianças e animais de estimação. Conservar em local seco, fresco, ao abrigo da luz e da humidade.

. Em caso de contato acidental com os olhos, remover de imediato com um algodão embebido em óleo de amêndoas doces. Não usar água!

. Não deve usar o óleo essencial de alecrim até ao 6º mês de gravidez, aleitação ou em crianças com idade inferior a 5 anos. Só mediante o acompanhamento de um profissional habilitado.

. Os óleos essenciais são muito concentrados, voláteis, inflamáveis, e até corrosivos, deve ter atenção no seu manuseamento. Não usar instrumentos nem recipientes de plástico ou metal na sua conservação ou manipulação(ex: pipetas, conta-gotas ou garrafas).