Alambik

As alergias respiratórias são um transtorno comum que ocorre quando a histamina, substância que provoca inflamação e irritação nas vias respiratórias, ouvidos e pele é libertada pelo nosso corpo como reacção a agentes externos(pó, pólen, pelos de animais, químicos de cheiro forte, bolor, etc).

Os sintomas são bastante desagradáveis e incómodos devido às secreções nasais, que ao se acumularem nas vias respiratórias acabam por levar a dores de cabeça, sensação de cabeça pesada, olhos lacrimejantes, irritação ou dificuldade em respirar. Estes sintomas, que acabam por dificultar o nosso dia a dia, nalguns casos mais graves terminam em infecções ou problemas respiratórios crónicos se não forem logo tratados como sinusite, rinite, bronquite, bronquiolite, asma, bronquite asmática, etc…

Os óleos essenciais, têm propriedades anti-histamínicas, anti-inflamatórias, vasoconstritoras ou vasodilatadoras, expectorantes e descongestionantes que ajudam a prevenir, a aliviar os sintomas alérgicos ou ainda a acelerar a sua recuperação sem as contra indicações associadas aos medicamentos usados normalmente no tratamento deste problema.

Alguns exemplos de óleos essenciais com efeitos benéficos no âmbito das alergias respiratórias:

O óleo essencial de hortelã (Mentha Spicata) tem propriedades anti-histamínicas e expectorantes que podem ajudar, sobretudo, a controlar a congestão e a irritação. As suas propriedades antioxidantes promovem a limpeza das vias respiratórias e, ao mesmo tempo, controlam a inflamação. A sua inalação ajuda a diminuir o excesso de produção de fluidos, é antisséptico e expectorante, benéfico nos casos de congestão nasal, rinite e sinusite pois tem ação vasoconstritora.

O óleo essencial de Eucalipto (Eucalyptus Globulus) apresenta compostos ativos (eucaliptol ou 1,8- Cineol) que promovem o alívio da congestão nasal ao mesmo tempo que melhoram a respiração frente a infecções virais e bacterianas. Seu poder anti-histamínico diminui o aparecimento das alergias sazonais. Alivia sintomas provocados por resfriados, constipações, rinite, sinusite, gripe, bronquite, asma, tosse, brônquios e pulmões inflamados. É descongestionante, mucolítico, broncodilatador, antiviral, expectorante, bactericida, anti-inflamatório, anti-séptico, melhora a função respiratória e promove a absorção do oxigénio pelos glóbulos vermelhos. É útil em todos os distúrbios respiratórios, ajudando mesmo a bloquear o muco produzido pelo nosso organismo e a reduzir a sua viscosidade tornando mais fácil a sua expulsão.

O óleo essencial de Tomilho(Thymus Vulgaris) é um produto anti-inflamatório, expectorante que apoia o tratamento das alergias e os problemas respiratórios.Seus componentes ativos( timol, carvacrol) promovem o alívio das vias respiratórios irritadas que por sua vez, controlam a produção de muco.Possui propriedades antibióticas e antifúngicas que ajudam a fortalecer a resposta imunológica do corpo. É um dos anti-sépticos e antimicrobianos mais fortes conhecidos na natureza.

O óleo essencial de Limão (Citrus Lemon) ajuda na drenagem do sistema linfático e contribui para a superação de problemas respiratórios é bastante eficaz contra a congestão e o muco causado pelas alergias.Estudos realizados mostraram que o óleo essencial de limão inibe o crescimento de bactérias e estimula o sistema imunológico. Quando difundido em casa, o óleo de limão pode matar as bactérias e eliminar do ar os gatilhos que provocam a alergia.

O óleo essencial de Lavanda (Lavandula Angustifolia) tem um efeito calmante, relaxante, é considerado um sedativo natural. Alivia em casos de agitação causada pelos sintomas das alergias. Para obter uma boa noite de descanso, basta massajar as têmporas com uma gota deste óleo. Devido a estas características também tem bons resultados no controlo das reações alérgicas a nível respiratório (rinite,sinusite,asma, bronquite asmática) Comprovou-se mesmo, através de um eletroencefalograma, na Escola de Medicina da Universidade de Miami, que o óleo de lavanda aumenta as ondas beta (que provocam um estado mais relaxado).

Deixamos agora alguns exemplos de uso:

Uso tópico
-Diluir 2 ou 3 gotas de um destes óleos essenciais para 5ml (1c.s.) de um óleo vegetal (ex: azeite, óleo de amêndoas doces, óleo de coco) ou creme neutro e friccionar o peito ou as costas.
-Deitar algumas gotas no banho de imersão.

Uso por Inalação
-Diluir 2 ou 3 gotas para 5ml(1c.s.) de água e colocar no queimador de óleo ou em difusores próprios para óleos essenciais.
-Utilizar algumas gotas num colar aromático.
-Ou ainda colocar algumas gotas em água a ferver e fazer inalações com vapor.Também pode usar no vaporizador elétrico.
-Sempre que necessário pode inalar diretamente do frasco, uma inalação forte em cada narina proporciona alívio imediato.
-Deve deitar algumas gotas no filtro do aspirador para eliminar ácaros e bactérias na sua casa.

Fontes Utilizadas para a produção deste artigo:
Website oleosessenciais.org
Livro ‘Plantas Aromáticas e óleos essenciais composição e aplicações’, de A.Proença da Cunha, Odete Rodrigues Roque, Maria Teresa Nogueira (Edição Fundação Calouste Gulbenkian).
Livro ‘Óleos essenciais’, de Gill Farrer-Halls.